TRABALHANDO O MARKETING DIGITAL PELO WHATSAPP BUSINESS. Veja.

POR QUE TER UM PERFIL NO WHATSAPP BUSINESS?


Seja para conversar ou para realizar negócios, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Já o WhatsApp Business é uma versão criada para facilitar a comunicação das empresas, especialmente as individuais ou de pequeno porte. É possível configurar um número fixo ou um outro celular exclusivo para vendas, o recomendado é que exista essa distinção entre o pessoal e o profissional. Isso vale para a foto do perfil, escolha uma foto de trabalho ou o logo da empresa.


É vantajoso utilizar o perfil comercial, pois, ao iniciar uma conversa, o usuário já vai saber que aquele é o perfil de uma empresa. Além disso, serve como um cartão de visitas para os prospectivos clientes, já que em “configurações”, é possível adicionar dados essenciais sobre o negócio e criar um catálogo de produtos com preços, descrições, link direto de vendas e/ou código. Vale a pena preencher todas as informações.

Ainda em “Configurações”, a área de “conversa” ajuda muito. Você pode personalizar mensagens automáticas como a “mensagem de ausência” que será enviada quando estiver fora do horário de atendimento ou a “mensagem de saudação” que será enviada logo após o primeiro contato de um usuário.

As etiquetas servem para marcar os clientes com informações como “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”.


MARKETING E VENDAS PELO WHATSAPP BUSINESS

Depois de acrescentar todos os dados necessários para ter um perfil comercial completo e funcional, é hora de trabalhar! Veja algumas dicas de como se fazer presente e vender utilizando o WhatsApp Business:


  • CRIE UM LINK CURTO

Em “Configurações” na área “conecte-se com mais clientes”, clique em “link curto”, depois no próprio link e pronto, o link já está no “colar” do seu celular. Você pode colocar esse link na bio do Instagram, enviar para novos contatos via Facebook... O link é facilitador, pois ao clicar, o usuário abre uma conversa com o seu perfil diretamente, sem precisar adicionar aos contatos.

  • ADICIONE NOVOS CONTATOS

Com o link curto, você pode montar estratégias para conseguir novos para o seu WhatsApp Business, como oferecer um desconto para quem entrar em contato pelo WhatsApp ou pedir para dar sequência ao atendimento pelo WhatsApp.

  • ORGANIZE OS CONTATOS

Uma boa tática é colocar emojis junto aos nomes dos contatos para segmentar os clientes, desta forma você não se perde. Colocar o nome junto da palavra CLIENTE também ajuda, pois você pode fazer uma busca por “CLIENTE” e achará todos os contatos.

  • PEÇA PERMISSÃO

Depois de adicionar seus novos contatos e segmentá-los, peça permissão para enviar descontos, novidades e conteúdo. Nem todo mundo deseja receber conteúdo pelo WhatsApp, por isso é importante a autorização.


  • UTILIZE LISTA DE TRANSMISSÃO, NÃO GRUPOS

Na lista de transmissão, você escolhe os usuários, escreve uma mensagem e ela entra de forma individual para cada um deles. Ou seja, se alguém responder, só você irá receber. Serve, por exemplo, para divulgar a chegada de novos produtos ou anunciar promoções.

  • OFEREÇA CONTEÚDO

Utilize o WhatsApp para criar relacionamento, não apenas para vender. Como? Oferecendo conteúdo! Se você tem uma loja de roupas, crie conteúdo sobre tendências de moda, por exemplo. Seus clientes vão amar!

  • APROVEITE O STATUS DO WHATSAPP

Igual aos Stories da Facebook e Instagram, os status do WhatsApp, ficam disponíveis por 24 horas, e servem como vitrine do trabalho.


Precisando de ajuda com o marketing digital da sua empresa? Entre em contato conosco. Link direto para o nosso WhatsApp: https://wa.me/message/LKOZGPBBLCP3A1